Projeto de Helipontos

porESB HELIPONTO

Projeto de Helipontos

Projeto de Heliponto.

A maior frota de helicópteros no mundo encontram-se em São Paulo e a cada 5 min 4 helicópteros pousam ou decolam nessa cidade.

Para suprir essa demanda existe a necessidade de realizar-se estudo de viabilidade, projeto de heliponto e construção de helipontos na cidade. Exitem no município de São Paulo cerca de 420 aeronaves, segundo dados de 2013, hoje esse número provavelmente é maior, para se ter ideia dessa grandeza, nos EUA a frota de aeronave é de 120, bem menos que São Paulo.

O Projeto de heliponto deve seguir algumas etapas para correta homologação e construção, como segue abaixo:

Estudo de Viabilidade – Visita técnica ao local pretendido para construção do heliponto, visualização de obstáculos, questões sobre obstáculos, tráfego aéreo, vento predominante, localização urbana para o plano de ruído, estudo de proximidades com aeródromos e helipontos, levantamento planialtimétrico.

Esse estudo é de fundamental importância para definição dos parâmetros que vão definir qual área está disponível para construção do heliponto, características do local, entendimento das dificuldades para construção, identificação da vegetação local, direcionamento das rampas de aproximação e decolagem, que visam aproximar a aeronave pelo melhor angulo em relação ao norte magnético, verificação de existência de escolas, igrejas, hospitais nas proximidades, devido ao ruído sonoro emitidos pelas aeronaves na sua aproximação e decolagem, entre outros fatores que determinam a possível construção ou não do heliponto naquele local especificado pelo proprietário.

Construção de Helipontos

O processo de construção de helipontos contém várias etapas, que devem ser cumpridas para obtenção da autorização de construção, abertura ao tráfego aéreo e homologação do heliponto.

Construção de heliponto, construção para heliponto, projeto de heliponto, projeto para heliponto, heliponto, helipontos, materiais para heliponto, projeto de heliponto, projeto para heliponto, heliporto, helicentro, projeto e construção de heliponto.

O processo de construção é composto pelas seguintes etapas:

Primeira etapa é a análise do local onde se realizará a construção do heliponto, essa é composta por estudo de viabilidade e se necessário levantamento planialtimétrico para levantamento de obstáculos ao redor do heliponto.

Segunda etapa será o recebimento da documentação por parte do proprietário do terreno, análise da documentação, montagem do processo e protocolo na ANAC para pedido de autorização de construção do heliponto.

Terceira etapa, após autorizado a construção começa-se a construção do heliponto.

Quarta etapa, análise da documentação, montagem do processo e protocolo de abertura ao tráfego aéreo, no COMANDO DA AERONÁUTICA.

Quinta etapa, finalização da obra.

Sexta etapa, após recebimento dos ofícios por parte da ANAC e COMANDO DA AERONÁUTICA, inicia-se o processo para cadastramento do heliponto.

Sétima etapa, publicação da portaria e inclusão do heliponto no ROTAER.

Sobre o Autor

ESB HELIPONTO administrator