Construção de Helipontos

porESB HELIPONTO

Construção de Helipontos

Construção de Helipontos, Projeto de Helipontos, Processo de Autorização de construção de helipontos, entre outros necessário para construção dos helipontos.

O caminho para construção de Helipontos inicia-se através da analise do local, isso é feito através do estudo de viabilidade. O que é o estudo de viabilidade?

Estudo de Viabilidade – Visita técnica ao local pretendido para construção do heliponto, visualização de obstáculos, questões sobre obstáculos, tráfego aéreo, vento predominante, localização urbana para o plano de ruído, estudo de proximidades com aeródromos e helipontos, levantamento planialtimétrico.

Esse estudo é de fundamental importância para definição dos parâmetros que vão definir qual área está disponível para construção de helipontos, características do local, entendimento das dificuldades para construção, identificação da vegetação local, direcionamento das rampas de aproximação e decolagem, que visam aproximar a aeronave pelo melhor angulo em relação ao norte magnético, verificação de existência de escolas, igrejas, hospitais nas proximidades, devido ao ruído sonoro emitidos pelas aeronaves na sua aproximação e decolagem, entre outros fatores que determinam a possível construção ou não do heliponto naquele local especificado pelo proprietário.

A próxima fase é referente a documentação do proprietário do local, verifica-se a documentação por pessoa física ou jurídica, comprovante de propriedade entre outros documentos necessário para aprovação da autorização de construção.

Após analise da documentação e dados do local, inicia-se a fase de projeto e processo referente a construção do heliponto, dessa forma será desenvolvido os projetos necessários para construção do heliponto relativo a balizamento noturno, demarcação e pintura, plano de zoneamento de ruído e combate a incendio.

Com a apresentação do processo de pedido de autorização de construção do heliponto, recebe-se o protocolo de construção do heliponto, que deve ser enviado ao proprietário em caso de alguma fiscalização já se tem o protocolo com a autorização de construção.

Analisado o processo o órgão competente emiti o oficio de autorização de construção, aprovando a construção do heliponto, lembrando que essa autorização não supri a necessidade de aprovação referente a abertura ao tráfego aéreo.

O projeto de plano básico de zona de proteção também é requisito para finalização de todo o processo de construção de heliponto, esse é necessário para pedido de abertura ao tráfego aéreo e posteriormente será apresentado juntamente com oficio de autorização de construção do heliponto, para finalização dos processos e registro do heliponto.

Com a finalização dos processos e registro do heliponto, será publicado a portaria do heliponto e também a inclusão do mesmo no ROTAER.

Assim o heliponto estará operacional para utilização normalmente.

ESB HELIPONTO E AERÓDROMO – DECOLE E POUSO EM SEGURANÇA.

www.esbheliponto.com.br

 

Sobre o Autor

ESB HELIPONTO administrator